10 dicas para parar de fumar

10  dicas  para parar de fumar Você quer parar de fumar? Se sim, você está no caminho certo. Sabe por quê? Porque o cigarro mata mais do que o HIV, que os acidentes de trânsito e que o álcool. Para completar, ainda por cima diminui seu tempo de vida em 10 anos, segundo pesquisadores do St. Michael’s Hospital, localizado no Canadá.

Hoje, para te ajudar nessa luta, fizemos um post especial com dicas para parar de fumar.

1ª Dica

A primeira dica para parar de fumar é procurar um médico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os fumantes que tentam se livrar do tabagismo sem a ajuda de um profissional têm maior chance de fracassar.

2ª Dica

O segundo método para parar de fumar é acreditar que você consegue. Analise sua vida, pense nas situações difíceis que você superou e arranje corragem para enfrentar mais esse desafio. Pedir a ajuda da família também é importante.

3ª Dica

Pare de uma vez! Pegue sua agenda, escolha uma data e escreva: vou parar de fumar nesse dia. Essa sugestão para parar de fumar cigarros envolve muito o psicológico e a força de vontade. Muita gente consegue se livrar do tabagismo dessa forma.

4ª dica

Caso a dica anterior não funcione, é possível tentar a parada gradual. Faça o seguinte: conte o número de cigarros que você fuma por dia e, no dia seguinte, fume menos. Outra maneira de diminuir o consumo é adiar em uma hora o primeiro cigarro do dia. Se você costuma fumr um às 8h, faça isso às 9h no dia seguinte.

5ª dica

A quinta dica para parar de fumar é a seguinte: faça exercícios físicos. “O fumante pode encontrar alguma dificuldade no início do treinamento. Mas, com o passar do tempo e os exercícios seguindo uma regularidade, a melhora da capacidade física vai ser percebida”, disse o professor de educação física Márcio Aldecoa em entrevista ao jornal Zero Hora.

6ª dica

Encontre outra pessoa tentando parar de fumar. Quando você conversa, além de trocar informações, você consola o outro. Palavras positivas, seja na luta contra o tabagismo ou em qualquer outra situação, sempre são bem-vindas e fazem muito bem.

7ª dica

Analise sua vida e veja que situações o levam a fumar. É o estresse? É o trânsito? Ou talvez a cervejinha de final de semana? O ideal é descobrir esses “gatilhos” e tentar evitá-los ao máximo.

8ª dica

A 8ª dica de como parar de fumar é a seguinte: jogue tudo que lembre o cigarro fora, como isqueiros, cinzeiros e fotos de você fumando em algum lugar e até roupas com cheiro. Algumas camisetas, mesmo depois de lavadas, ainda continuam com o cheiro. Mesmo se for uma peça com valor sentimental, jogue-a fora, caso contrário a lembrança pode trazer à tona a vontade.

9ª dica

Encontre algo para substituir o cigarro. De preferência, algo saudável, como, por exemplo, a água. Sempre que surgir a vontade de fumar, tome um copo.

10ª dica

Por último, procure um grupo de apoio ao fumante.  A Clinipam, por exemplo, tem um Grupo de Apoio ao Fumante em seu Centro de Qualidade de Vida. O objetivo é “oferecer aos seus clientes apoio com intuito de promover e recuperar a saúde dos participantes bem como prevenir doenças provenientes do fumo, orientar e informar os malefícios do tabaco”. Veja neste link!

Se você gostou das dicas de como parar de fumar, compartilhe!

Veja também: Quanto de sal por dia?