7 dicas para parar de fumar

dicas-para-parar-de-fumarHoje, dia 29 de agosto, se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nesta data, diversas campanhas são feitas pelo Brasil para conscientizar a população sobre os males causados pelo cigarro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seis milhões de pessoas morrem por ano por causa do fumo. No Brasil, apesar de ter registrado queda no número de fumantes neste ano, segundo o Ministério da Saúde, fumar ainda tira a vida de muitas pessoas.

Isso porque ele é capaz de gerar 50 tipos de doenças diferentes, como o câncer de pulmão. Pensando nisso, a Clinipam montou uma lista com 7 dicas para quem deseja parar de fumar.

Procure ajuda médica

A primeira dica para parar de fumar é procurar um profissional que eu possa te ajudar nessa empreitada. De acordo com a OMS, fica mais fácil quando há ajuda de um médico.

Desassocie cigarro do prazer

Muita gente vê o ato de fumar como algo prazeroso. Tente desassociar essa ideia. Um profissional também pode te ajudar.

Vontade

Não adianta procurar ajuda se você não tem vontade de parar de fumar. O primeiro passo para criar essa “vontade” é lembrar-se dos malefícios que o cigarro causa.

Pare gradativamente

Se você fuma faz muito tempo, pare devagar. Diminua um no primeiro dia, dois no segundo e assim por diante.

Pare de uma vez

Já se você entrou nessa “brincadeira” faz pouco tempo, pare agora. Pegue sua agenda, escolha uma data e escreva: “vou parar de fumar nesse dia”. É algo mais psicológico, mas, segundo os especialistas, funciona.

Mexa o corpo

Que tal fazer uma atividade física? No começo, talvez você sinta alguma dificuldade, mas depois passa.

Encontre um parceiro

Encontre outra pessoa tentando parar de fumar. As experiências podem ajudar ambos.