A alergia

A primavera é uma das estações mais bonitas. As árvores ficam floridas, o polén se desprende das flores e a cidade fica com ar de filme de época. No entanto, o lindo cenário também é um problema para os alérgicos. Hoje a Clinipam conta o que é a alergia.

A alergia nada mais é que a resposta do organismo a substâncias estranhas, como pólen, insetos ou determinados alimentos. Quando um dos pais é alérgico, a chance de tê-la é 40% maior. Se tanto pai quanto a mãe forem alérgicos, as chances aumentam para 80%.

Existem algumas substâncias que são inimigas doa alérgicos, como ácaros, pólen, fungos, pelos de animais e alimentos, principalmente em crianças.

Para saber se você é alérgico, preste atenção nos sinais: obstrução nasal, corisa, espirros, coceira. Existem diversos tipos de alergia, como alergia a alimentos, alergias de pele, urticária, alergia a medicamentos, alergia a picadas de insetos, reações anafiláticas, alergia ao látex e outras. Não há como curá-las, mas existe o tratamento, que geralmente é feito com medicações.

Alguns cuidados devem ser tomados para se prevenir das alergias. Exemplo: menos exposição a pólens e a poeira; não expor a criança abaixo de seis meses a alimentos como leite de vaca, pois elas ainda não possuem maturidade intestinal para suportá-los; e evitar exposição à fumaça de cigarro.