A idade certa para engravidar

clinipam-plano-de-saude-idade-certa-gravidez
Engravidar com qualidade”. Já ouviu essa expressão? Ela está relacionada à medidas e cuidados necessários que devem ser tomados antes e durante o processo de gestação. Porém, ela também está ligada a outro fator. Este, um pouco menos conhecido: a idade.

É isso mesmo. A idade também influencia, e muito, na gravidez. É o que explica o ginecologista e obstetra Heron Werner, da Clínica de Diagnóstico por Imagem, em entrevista à Gnt, da Globo. Segundo ele, o período ideal para a mulher engravidar é entre os 20 e 30 anos. Isso porque, nessa fase a produção de óvulos se encontra em um bom ritmo e o risco de complicações é menor.

A partir dos 35 anos, os óvulos já estão em um processo avançado de envelhecimento, o que liga o alerta para a mãe, bebê e médico. Porém, embora a qualidade do óvulo caia, isso não significa que a fertilização é menor. Os riscos de patologias associadas à gravidez, entretanto, cresce.

E os homens também devem atentar-se à questão da idade. No caso deles, a idade ideal para ter um filho é até os 35 anos. A taxa de fertilidade masculina começa a cair a partir dos 50 anos de idade e, aos 65, ela cai cerca de 35%. Alguns estudos apontam, inclusive, que, quanto mais velho for o homem na hora de ser pai, mais arriscado é para a criança, pois a idade do pai interfere no risco de autismo e esquizofrenia devido a mutações genéticas.

No entanto, atualmente, a mulher que tem 35 anos ou mais possui muito mais suporte, métodos e auxílio para ter um filho. De forma alguma, é uma tarefa impossível. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado.