A importância da leitura

diadolivro

Você sabe que dia é hoje? É o Dia Nacional do livro. A data foi instituída no dia 29 de outubro de 1810 porque foi nesse dia que a Coroa Portuguesa fundou, aqui no Brasil, a Biblioteca Nacional do Livro.

A Clinipam acredita que ler, além de ser extremamente prazeroso, faz um bem danado à saúde. Um estudo realizado pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que ler aumenta as atividades cerebrais dos indivíduos. Ponto para o livro.

Já outro estudo, dessa vez feito pela Universidade de Emory, também nos Estados Unidos, apontou que ler promove uma melhora significativa na conectividade de uma região do cérebro associada à recepção da linguagem. Segundo ponto para o livro.

Ler também ativa a memória. Não só livro, mas de tudo. Revistas, jornais, artigos acadêmicos e até gibis. O estresse também é aliviado pela leitura. Nada como viajar em uma bela história contada por grandes escritores, como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Luís Fernando Verissimo.

Na hora de ler, no entanto, não se esqueça de ficar em uma posição adequada, ok? Escrevemos um post sobre os cuidados na hora da leitura. Veja neste link!