A importância de beber água

 

A importância de beber água

Médicos, mídia, amigos, familiares, todos dizem que beber água faz bem à saúde. E eles não estão errados! Além disso, o líquido é um ótimo aliado da beleza e até do humor. A importância de uma boa hidratação é incontestável, principalmente, porque as funções vitais dos órgãos precisam de água para funcionar plenamente. E o maior erro cometido é esperar ter sede para beber água.

Ao longo de 24h, perdemos cerca de dois litros de líquidos, seja pela transpiração, urina, respiração. Por isso que a ingestão por dia dessa mesma quantidade (dois litros, ou oito copos) é necessária para que o organismo consiga suprir todas as suas necessidades, já que no corpo não há reservas e nem armazenamento. A boa notícia é que parte dessa quantidade pode ser suprida com sucos, água de coco, leite, frutas, chás.

Pessoas desidratadas podem apresentar fraqueza, tontura, dor de cabeça e, em casos extremos, levar à morte. Como o volume de sangue nessas pessoas é menor, o funcionamento do coração também pode ser afetado pela falta de água. Além disso, um estudo alemão mostrou que crianças que ingerem mais líquidos reduzem em 31% o risco de sobrepeso, se comparadas às que não ingerem. Ao beber água, e a ingestão de bebidas com açúcar é menor e o trabalho do organismo melhora.

Há muitos outros benefícios propiciados pela ingestão de água, desde a desintoxicação do corpo (trato urinário, constipação intestinal) até a regulagem da temperatura corporal – durante os exercícios ou quando o tempo está muito quente, por exemplo. Problemas nos rins, inchaço e retenção de líquidos, dores de cabeça e até mau humor podem melhorar.

Para os mais vaidosos, a boa notícia é que beber água ajuda a emagrecer, já que reduz a retenção de líquidos, ajuda na eliminação de toxinas por meio da urina e das fezes e aumenta a sensação de saciedade (e não tem nenhuma caloria). Pele, unhas e cabelos também ficam mais bonitos, graças à revitalização das células e mucosas. Tá esperando o que para tomar água?