Agradecer faz bem

obrigado

Agradecer faz bem. O “obrigado” não é uma simples palavra. É uma ação poderosa, que, junto com as outras duas palavras mágicas (“por favor” e desculpe”), pode melhorar a convivência no dia a dia, criar novos laços e elevar o nosso lado humano.

Esopo, escritor da Grécia antiga nascido em 620 a.C, já dizia que “a gratidão é uma virtude das almas nobres”. Mais de 2500 anos depois, a ciência também resolveu pesquisar o poder de um “obrigado”.

Em um estudo, feito em 2012 pela Associação Brasileira de Psicologia, os pesquisadores descobriram que adolescentes que dizem obrigado são mais felizes e têm menos propensão a usar drogas. Além disso, eles têm mais índice de satisfação com a vida.

Para o professor Robert Emmons, da Universidade da California (EUA), agradecer também diminui o estresse. “As pessoas agradecidas tendem a estar satisfeitas com o que têm e, portanto, são menos suscetíveis a emoções como decepção, arrependimento e frustração”, relatou ao portal Brasil Post.

Outro estudo, publicado na Associação para a ciência da Psicologia (Association for psychological Science), citou que “ao manifestar agradecimento, vemos nossos semelhantes de uma perspectiva positiva”.

Você já disse obrigado hoje? 😀

A Clinipam agradece a sua visita.