Alimentação para quem tem intestino preso

Alimentação para quem tem intestino preso

O intestino preso é causado, principalmente, pela falta de consumo de fibra. A população, segundo a nutricionista da Rede Clinipam, Danusa Yanes, ingere de 5 a 10 gramas de fibras por dia, sendo que o ideal é de 30 a 35 gramas. Hoje, preparamos um post com dicas de alimentação para quem tem intestino preso.

A primeira dica para acabar com a prisão de ventre (termo popular) é diminuir o consumo de fast foods. O excesso de produtos industrializados no organismo promove o desenvolvimento das bactérias nocivas ao intestino, causando aquele conhecido mal-estar. As bactérias boas só se alimentam de fibras. Por isso é tão importante manter uma dieta saudável, já que isso fortalecerá a integridade do aparelho digestivo.

A fibra pode ser encontrada em alimentos integrais. Na hora das refeições, faça as seguintes trocas: prefira arroz integral em vez de branco e, na hora do café da manhã, opte pelo pão integral. A alimentação para intestino preso também deve ser recheada de frutas (4 ao dia) e hortaliças (4 xícaras ao dia).

O consumo de líquido também promove o bem-estar do intestino. O ideal é ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia. Procure não tomar muito suco, pois há muita concentração de açúcar. Em vez do café, prefira chá de ervas sem açúcar. “O que a gente come determina nossa saúde intestinal”, salienta Danusa Yanes.

Outra dica de alimentação para intestino preso é a seguinte: mastigue bem os alimentos. Se você for uma pessoa ansiosa e agitada (veja post sobre ansiedade), a dica é colocar pouca comida na boca.

Água e exercícios físicos

Mas a alimentação não é o único “remédio” contra o intestino preso. Para prevenir o mal, é preciso fazer a junção de dieta regular, consumo adequado de água (a média é de 2 a 3 litros por dia, dependendo do seu organismo) e a prática regular de atividades físicas.

Receita para intestino preso – geleia de amora

Se você quer um bom alimento para intestino preso, vai adorar a receita sugerida por nossa nutricionista Danusa Yanes.

Ingredientes:

300 ml de água
6 ameixas pretas sem caroço
2 damascos secos
4 colheres de sopa de semente de linhaça
1 pote de geleia diet sabor amora

Modo de preparo: deixe de molho a linhaça, 300 ml água, ameixa e damasco por 12 horas. Depois desse período, acrescente a geleia e bata tudo no liquidificador. A pasta que sairá dessa mistura é rica em fibras.

A geleia pode ser colocada no vidro e armazenada na geladeira por até 15 dias. A dica é passá-la na torrada durante o café da manhã ou misturá-la com iogurte natural. Gostou da receita? Então compartilha.

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