Alimentação saudável no Verão

alimentacao-saudavel-no-veraoO Verão já está batendo na porta da Primavera. A estação, que chega oficialmente no próximo dia 21, promete muitos dias bonitos de sol, praia, diversão e suor.

Com o calor, nosso corpo precisa expelir mais água e, com isso, necessita de mais energia para manter sua temperatura equilibrada. Com a energia toda voltada para esse trabalho, não sobra muito para a digestão, por isso ela fica mais lenta e sentimos menos fome durante os dias quentes.

Para aliviar o esforço do estômago na hora da digestão, devemos ter uma alimentação saudável no Verão, com comidas mais leves. A ingestão de gorduras e carboidratos deve ser reduzida durante os dias quentes.

Aposte nas saladas, frutas, água, sucos, peixes e legumes. Se bater aquela vontade de comer uma carne vermelha, ou mesmo frango, opte por grelhá-los ou prepará-los sem gordura em receitas mais leves.

A hidratação por água ou sucos naturais deve ser constante, e a cerveja – uma das protagonistas da estação – também deve ser evitada.

O Verão precede as duas festividades mais fartas em comida no ano: o Réveillon e o Natal. Por isso, cuidar da alimentação parece um sacrifício, mas não precisa ser. Basta comer com parcimônia e dar preferência para as comidas leves.