Alimentos de origem vegetal ajudam a turbinar a saúde da flora intestinal

bacterias-intestinoVocê já deve ter ouvido falar que nosso organismo é composto, em média, por cerca de 70% de água, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe é que 90% (!) do nosso corpo é composto por células de micróbios. Ou seja, nós somos apenas 10% humanos!

Calma, não entre em pânico. Isso é, na realidade, muito bom. Acontece que parte desse tanto de micróbios forma a nossa flora intestinal, e é possível cultivá-los com determinados alimentos.

“Por que eu cultivaria micróbios?!”, você deve estar perguntando, em desespero. Ora, por que micróbios da flora intestinal contribuem diretamente na digestão de alimentos, sintetizam vitaminas, agem contra bactérias invasoras, absorvem nutrientes, mandam mensagens para o nosso cérebro e ajudam a regular o nosso metabolismo.

É aí que entram os alimentos que podem ajudar a promover a saúde do seu intestino. Os micróbios desse órgão florescem quando ingerimos alimentos vegetais! Com o tempo, os microrganismos do intestino formam colônias que combatem a obesidade, diabetes tipo 2, doenças do coração e até mesmo alguns tipos de câncer!

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Portanto, trate de alimentar muito bem a sua flora intestinal. Afinal, você é o que você come. Literalmente!

ALGUNS DOS PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE PROMOVEM A SAÚDE DA FLORA INTESTINAL:

ALCACHOFRA-GIRASSOL: rica em inulina, possui um forte potencial prebiótico, ou seja, possui carboidratos não digeríveis que afetam beneficamente o organismo, estimulando a proliferação de populações de bactérias benéficas.

BANANA: restaura a saúde das bactérias do intestino, reduzindo inflamação.

POLENTA: rica em fibras, a polenta possui componentes que ajudam na fermentação dos alimentos.

BRÓCOLIS: reduz o risco de câncer na bexiga, nos seios, no cólon, no fígado, nos pulmões e no estômago, uma vez que possui glucosinolatos, composto que é quebrado pela ação dos micróbios e libera substâncias que combatem inflamações.

MIRTILO: aumenta a imunidade da flora intestinal

FEIJÃO: ele ajuda a fortalecer as células do intestino e aumenta a absorção de micronutrientes.