Alimentos que as crianças não podem comer antes do primeiro ano

alimentoscriancas

Até os seis meses de vida, o leite materno é suficiente para a criança. A partir dessa idade, no entanto, os pequenos precisam de outros nutrientes.  É nessa hora que é recomendada a inclusão de vegetais, cereais e leguminosas na alimentação.  Mas alguns alimentos não devem ser ingeridos pelos bebês. São aqueles que podem provocar alergia ou contaminação.

Veja abaixo a lista de alimentos que as crianças não devem comer antes do primeiro ano de vida:

Refrigerante

O refrigerante é rico em açúcar, o que pode fazer mal à criança. Além disso, um estudo médico que avaliou o comportamento de crianças logo após beberem refrigerante mostraram que o consumo pode afetar a concentração das mesmas.

Chocolate

O chocolate, além de muita açúcar, tem excesso de cafeína e gordura. Além de poder gerar problemas de saúde, provoca o aumento do colesterol das crianças.

Mel

O mel, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não deve ser consumido por crianças com menos de 12 meses de vida. Isso porque nele há uma bactéria que pode causar botulismo intestinal. É só a partir do primeiro ano que criamos resistência a essa bactéria.

Açúcar refinado

Além de aumentar a concentração de insulina no sangue, a açúcar refinada também eleva a quantidade de adrenalina, o que pode causar ansiedade e excitação. As crianças costumam, também, criar dificuldade de atenção.

Frutos do mar e oleaginosas

Camarões, peixes, ostras e outros frutos do mar, assim como amendoins, avelãs e outras oleaginosas podem provocar alergia. Como a criança ainda está em processo de formação, não é recomendado dar esses alimentos para elas.

Veja também: Cuidados das mamães nas praias