Alimentos que hidratam

Alimentos que hidratam

A água é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo, que tem 70% do líquido. Por isso, devemos ingerir uma média de 2 litros de água por dia. No verão, os especialistas recomendam um pouco mais, já que o calor excessivo pode gerar perda de água no corpo. Além disso, também precisamos de mais nutrientes para dar energia ao organismo, que se desgasta mais para manter a temperatura do corpo em equilíbrio.

Para te ajudar na busca por água, existem alguns alimentos que hidratam o corpo. Há uma série frutas que hidratam o organismo e são ricas em outros nutrientes, além de contribuírem para o bom funcionamento do nosso corpo no verão. Um dos mais conhecidos é a melancia. A fruta, muito consumida no Brasil, tem 92% de água em sua composição. Coisa boa, hein?

Para hidratar o corpo, os especialistas recomendam a ingestão de alimentos que tenham em sua composição mais de 70% de água.  Além da melancia, morango, abacaxi, laranja, tangerina, carambola e melão têm índices altos de líquido.

Alguns legumes também ajudam a hidratar o corpo. O espinafre cru, por exemplo, tem 94% de água em sua composição. Índice parecido com o do tomate, que tem 95%. Já o brócolis cozido tem 92,6% de água.

Abaixo você confere uma lista com alguns dos alimentos que hidratam o organismo.

Abacate cru – 83,8% de água.

Açaí polpa congelada – 88,7% de água.

Abóbora cozida – 86,4% de água.

Arroz integral cozido – Cerca de 70% de água.

Banana prata – 71,9% de água.

Batata inglesa cozida – 86,4% de água.

Brócolis cozido – 92,6% de água.

Cenoura crua – 90,1% de água.

Couve manteiga crua – 90,9% de água.

Espinafre cru – 94% de água.

Feijão carioca cozido – 80,4% de água.

Filé de peixe abadejo grelhado – 71% de água.

Kiwi – 84% de água.

Manga crua – 82,3% de água.

Melancia – 92% de água.

Tomate cru com semente – 95,1% de água.

Nenhum desses alimentos deve ser substituído pela água tradicional. Eles apenas servem para complementar a ingestão diária necessária para uma boa saúde. Agora, quem não curte muito alimentos que hidratam ou até mesmo a água, pode contar com outra opção saudável: é o sucha. Mas esse assunto fica para os próximos posts.

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