Amamentação, cuidado essencial para a criança

amamentacaoMães de primeira viagem estão repletas de dúvidas, e algumas delas causam até mesmo certo nervosismo, né? Mas não se aflijam. Vocês estão prestes a embarcar em uma jornada deliciosa e recompensadora, ainda que exija bastante cuidado.

Para ajudá-las neste momento tão especial que antecede o parto, confira as principais dúvidas sobre amamentação, um dos elos mais importantes entre as mães e seus filhos.

Até que idade deve-se amamentar a criança?

A recomendação é amamentar a criança até dois anos ou mais. Ela traz diversos benefícios para a mãe e seu bebê, como desenvolver a arcada dentária da criança e aumentar a conexão afetiva da mãe com o filho.

O que fazer se o leite do peito secar?

Existem duas grandes causas mais comuns que podem causar isso: ou a mãe está tomando algum remédio que causa esse efeito ou o bebê não está sugando o peito corretamente. Quanto mais a criança suga o peito, mais leite vai ser produzido e se ele suga pouco, menos leite aparecerá.

Como funcionam os bancos de leite?

Os bancos de leite nada mais são do que uma coleta de leite humano para que ele seja doado posteriormente. De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, algumas mulheres produzem uma quantidade de leite além da necessidade da criança e isso pode fazer dela uma doadora. Existe até uma legislação que regulamenta esses bancos.

O aleitamento exclusivo pode prevenir futuras doenças na criança?

O aleitamento exclusivo é o tipo de alimentação em que o bebê só consome o leite materno, não se alimenta de água, chás ou sucos. O leite materno tem propriedades e anticorpos que são passados da mãe para o bebê, e ele os recebe na primeira fase da vida, em que a imunidade é muito baixa. Isso deixa a criança muito mais saudável.

No leite existem imunoglobulinas, que são importantes para a defesa da criança, e enzimas que ajudam na digestão do leite. Além disso, ainda há bactérias, como os lactobacilos acidófolos, que protegem a mucosa intestinal. Por isso, a criança tem menos diarreia e, quando começar com a introdução de outros alimentos, sua defesa será melhor.

Portanto, futuras mamães, nada temam! A amamentação é essencial para os seus filhos crescerem fortes e saudáveis. Basta manter a gestação em dia e observar cada detalhe com o seu médico.