Amaxofobia

Amaxofobia

Você é daquele tipo de pessoa que entra no carro e sente um calafrio antes de dirigir? Então você pode ter amaxofobia. Essa palavra meio esquisita, segundo o dicionário da língua portuguesa, significa “medo, pavor doentio diante de veículos de transporte.”

Para identificar se o medo de dirigir passou do campo da normalidade para um caso de amaxofobia, você deve prestar atenção nos sintomas. Assim que senta no banco do carro, coloca a chave na ignição e escuta o “rum rum” do motor, a pessoa com essa fobia tem tremor no corpo, suor excessivo,  boca seca, taquicardia e até tensão muscular.

O trânsito, para alguém com amaxofobia, é visto como uma ameaça. Seja na estrada ou nas ruas da cidade, os níveis de estresse sobem, deixando a pessoa ansiosa e muita nervosa. O choque emocional, portanto, é tremendo.

Tratamento da amaxofobia

O tratamento para amaxofobia existe. É necessário fazer sessões de terapia.  Nelas, o terapeuta trabalha traumas que podem ter levado ao desenvolvimento da doença – um acidente, por exemplo -, medos e existe a possibilidade de se usar simuladores de carro. Durante e no final do tratamento, há também aulas práticas de direção.

Curtiu o post? Então compartilhe! Clinipam, mais saúde para você!

 Veja também: 5 frutas que emagrecem