As doenças mais comuns no inverno

doencascomunsnoinverno

Faltam menos de 10 dias para o inverno chegar, mas quem mora em Curitiba ou em regiões mais frias já consegue senti-lo no ar. As frentes frias, típicas da estação, são um prato cheio para algumas doenças, principalmente aquelas que afetam o sistema respiratório.

Veja abaixo a lista de doenças mais comuns no inverno.

Rinite alérgica

Ocorre geralmente por causa do contato com cheiros fortes, a exemplo de produtos químicos. Mofo, poeira e fumaça de cigarro também podem desencadear a rinite. Entre os sintomas, espirros e coriza no nariz.

Asma

A asma é uma doença inflamatória das vias respiratórias. Essa inflamação dificulta a passagem do ar e causa obstrução. Os principais sintomas são a falta de ar e a tosse, que na maioria das vezes é uma tosse seca.

Bronquite

A bronquite é uma reação inflamatória dos brônquios, que acaba por impedir que o ar chegue até os pulmões. Entre os sintomas, chiado, tosse e catarro.

Faringite

A faringite é uma inflamação da faringe. Um dos principais sintomas é sentir a garganta arranhada. É possível, também, que exista dificuldade para engolir.

Gripe

A gripe, uma das mais conhecidas e presentes durante o inverno, é causada por um vírus chamado Influenza. Para não contraí-la, ou pelo menos tentar, é recomendado evitar aglomerações.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores, nos seios da face: cavidades no interior dos ossos, ao redor do nariz, maçã do rosto e olhos. Surge após gripes ou crises alérgicas, que favorecem o acúmulo de muco.

Como se proteger das doenças de inverno

Tome bastante líquido.

Evite fumar ou ficar perto de pessoas que fumam.

Se fizer sol, coloque seus cobertores, travesseiros e tapetes no sol. Isso tira deles os ácaros.

Evite aglomerações. Mas, caso esteja em um ônibus, por exemplo, abra as janelas.

Sempre que possível, limpe os olhos e as narinas com soro fisiológico

Caso você esteja com gripe, use papel descartável para assoar o nariz e espirrar.