Aveia: uma aliada da saúde

Aveia: uma aliada da saúde

Estudos comprovam que a aveia é uma ótima aliada na prevenção de várias doenças e na redução do colesterol. Entre os cereais, é o grão mais nutritivo, composto por proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras solúveis e insolúveis. Graças à fibra chamada de beta-glicano, o alimento contribui também para a prevenção de doenças do coração.

Mas apesar de tudo, nem sempre é reconhecida. Muitas vezes, é vista apenas como sinônimo de mingau, o que faz com que muitas pessoas a deixem de fora da alimentação. O grão pode ser consumido de várias formas, e inserido no preparo dos mais diversos alimentos.

Um dos modos mais eficazes é a ingestão associada a frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola). Isso porque essa vitamina tem a função de tornar possível a absorção do ferro presente na aveia pelo organismo. Além disso, recomenda-se consumir entre 12 e 25 gramas diárias de farelo de aveia e se a preferência for pelos flocos, o consumo deve ficar entre 25 e 50 gramas.

Entre outros benefícios proporcionados pelo cereal está a melhora no funcionamento do sistema nervoso, redução da prisão de ventre e constipação intestinal, controle dos efeitos da hipertensão, regulagem dos níveis de glicose e insulina no sangue, auxílio contra a diabete tipo 2 e auxílio na perda de peso, já que produz sensação de saciedade prolongada.

Há, ainda, a prevenção de câncer intestinal e de reto, já que a aveia consegue agir no organismo de forma a diminuir o tempo de permanência do bolo alimentar no sistema digestivo e aumentar a secreção das fezes. E você, vai acrescentar o alimento ao seu cardápio?

Clinipam, mais saúde para você