Benefícios da música para a saúde e o bem estar

A música é capaz de alterar as sensações que o corpo tem. No blog da Clinipam, você vai ver que melodia e harmonia são capazes de acelerar ou reduzir o ritmo do corpo e da mente, e, com isso, trazer vários benefícios à saúde. Mas atenção: é preciso escolher a trilha sonora certa para cada ocasião.

Pesquisadores ainda não conseguem definir claramente como os sons atuam no cérebro, mas já conseguem observar a capacidade que tem de alterar os estados de ânimo das pessoas. Pessoas que praticam exercícios, por exemplo, conseguem uma melhora significativa em seu desempenho, já que a música faz com que o cérebro libere serotonina e dopamina. Um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, apontou que canções consideradas especiais para um indivíduo também têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Por outro lado, a escolha errada da trilha sonora pode ser prejudicial, ou por não serem do gosto do ouvinte, ou por terem um ritmo muito lento, ou por poderem despertar lembranças ruins, por exemplo. Isso causa uma sensação interna de desconforto, que prejudica qualquer atividade. A melhor forma de definir o som ideal pra você é buscar, primeiramente, músicas que se enquadram no seu estilo de vida, além de se adequar à atividade desenvolvida e os objetivos dela. Entre outros benefícios da música para a saúde estão:

– Melhora da comunicação: ela propõe nova forma de organização das ideias, já que apresenta tempos e cadências diferentes da fala;

– Criação de Vínculos: é comum os pais cantarem para os bebês durante a gestação. E nada mais saudável, já que esse ato cria uma relação pais e filho, isso porque a criança memoriza a voz que “ouve”.

– Diminuição da dor: cantar geras uma distração na pessoa e faz com que ela mude o foco de atenção do problema.

– Diminuição do estresse: a música pode ajudar a relaxar e, com isso, diminuir o estresse do dia-a-dia. Por isso, uma melodia mais calma é indicada para motoristas que enfrentam muito trânsito, por exemplo.

– Fortalecimento da memória: a música estimula novos caminhos e conexões no cérebro.

– Autoconhecimento: é capaz de transportar as pessoas a mundos, sensações e emoções desconhecidas e gera descoberta de novos sentimentos.