Brasil pode ampliar vacinação contra pneumococo

vacina pneumocócica

A vacina pneumocócica, que protege crianças contra doenças causadas por bactérias do tipo pneumococo (pneumonia, otite média aguda e meningite) só pode ser aplicada em crianças de até dois anos de idade pelo serviço público de saúde do Brasil. Porém, um pronunciamento do Ministério da Saúde no início deste mês pode ampliar a aplicação da pneumococica vacina.

A mudança é decorrente de um estudo sobre o impacto do pneumococo na América Latina e no Caribe, coordenado e patrocinado por grandes indústrias farmacêuticas do mundo.  Para que a vacina contra pneumococo realmente seja ampliada no país, a coordenadora do programa de imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, disse ao jornal Folha de São Paulo que ainda faltam alguns estudos epidemiológicos e financeiros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 milhão de crianças por ano morrem por conta da doença pneumocócica. Ainda segundo o ógão internacional, a bactéria está presente em 40% dos menores de cinco anos. Aqui no Brasil a pneumonia, uma das doenças causadas pelo bacilo, é responsável por 18% do total de mortes nessa mesma faixa etária.

“Mais esforços precisam ser feitos em investimentos na proteção, na prevenção e no tratamento de crianças contra as duas maiores causas de mortalidade infantil – a pneumonia e a diarreia, destacou a Organização Mundial de Saúde. O Brasil está no caminho certo!

Compatilhe o texto. Clinipam, mais saúde para você!

Veja também: Quanto de sal por dia?