Café da manhã, a refeição mais importante do seu dia

cafe-da-manhaPular o café da manhã é um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. Afinal, quem tem tempo de parar pela manhã e desfrutar de um café da manhã tranquilo, não é mesmo? Acontece que ter no almoço a primeira refeição completa do dia pode causar problemas de saúde graves, como a obesidade.

São muitos os obstáculos que separam uma pessoa da mesa do café da manhã, mas enquanto muita gente não dá importância para este momento do dia, a alimentação adequada ao amanhecer influencia a saúde como um todo, a disposição e até a relação com os quilinhos a mais que tanto incomodam.

Estudos comprovam que pessoas que não tomam o café da manhã ou somente tomam um café preto ao acordarem tem 10% mais chances de ganho de peso, pois o organismo fica com deficiência de nutrientes.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia porque o seu organismo ficou trabalhando durante toda a noite, gastou muita energia. Ao acordar, é necessário fazer a reposição, principalmente do glicogênio hepático (fígado).

Se saímos de casa em jejum, nosso corpo vai dar sinais ao longo do dia, quer exemplos? Vontade de comer doces, muita fome à noite, cansaço, falta de concentração. Imagina as crianças que precisam estudar? Como você vai ter ânimo de fazer atividade física?

Faça boas escolhas, acorde alguns minutos antes e prepare o seu café da manhã, comece o dia presenteando suas células com bons nutrientes, seu dia vai ser bem diferente. Se você acorda muito cedo, então programe-se na noite anterior, deixe alguma fruta picada, prepare um sanduíche, mas não fique em jejum!

MOTIVOS PARA TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ

Manter um adequado estado nutricional: é a refeição número um do dia, representando de 20 a 25% das calorias diárias.

Ajudar a manter ou reduzir o seu peso: fazer esta refeição ajuda a não sobrecarregar nenhuma das outras refeições e evita que você belisque durante o dia.

Melhorar o seu rendimento intelectual e físico: tomar o café da manhã te dá energia para enfrentar a jornada diária.

Favorecer o trânsito intestinal e melhorar os níveis de colesterol sanguíneo: tomar o café da manhã garante o equilíbrio do organismo, limitando a compulsão a alimentos ricos em gordura e açúcar.

O QUE DEVE TER EM UM CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL?

Cereais / Pães: preferivelmente os integrais; contêm carboidratos, proteínas, vitaminas do grupo B, fibra e minerais.

Lácteos: de preferência com baixa quantidade de gordura (leite, queijo, iogurte); contêm proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo e vitamina D.

Frutas: inteiras ou suco: contêm água, carboidratos, vitaminas A e C, minerais e fibras.

TRÊS SUGESTÕES DE CAFÉ DA MANHÃ

– 2 fatias de pão integral + 2 colheres de sopa de requeijão light + 1 suco de fruta

– 1 iogurte desnatado + 1 fruta picada + 1 colher de sopa de granola

– 1 fatia de bolo simples (sem recheio e sem cobertura) + 1 fruta + 1 xícara de leite desnatado com café