Catapora: entenda a doença

clinipam-plano-de-saude-catapora
Também conhecida como varicela, a catapora é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus chamado de varicelazóster. Sua presença no organismo causa incômodas bolinhas vermelhas, que coçam e ardem e podem ser de diferentes tamanhos. Por isso, a doença está classificada como uma afecção do tipo exantemática, responsável por erupções na pele.

Qualquer pessoa está sujeita a contrair a doença. No entanto, ela é amplamente mais comum em crianças de 1 a 10 anos. Na maior parte dos casos, a condição ocorre sem causar grandes problemas, além daqueles que, claro, já são conseqüentes da doença. Todavia, indivíduos com imunodeficiência ou adultos podem apresentar maiores entraves ao adquirirem a doença. Isso porque, nessas pessoas, podem surgir hemorragias sérias, pneumonia e infecções bacterianas decorrentes das lesões na pele.

A varicela também é considerada uma doença endêmica, ou seja, que pode ser prevista. É classificada assim devido ao aumento no número de casos que ocorre todo o ano, especialmente no inverno. O principal sintoma da varicela são as erupções na pele, que podem durar de 10 a 21 dias e se iniciam no tronco, se espalhando, mais tarde, para os braços e pernas.

Para se prevenir contra a doença, o método mais indicado é a vacinação. Porém, se já foi contaminada, é indicado que a pessoa permaneça em casa, onde deve se tratar por meio de antivirais (casos mais graves) e antitérmicos (amenizar a febre) até que as feridas cicatrizem e desapareçam.