Cinco dicas para manter a saúde no ambiente do trabalho

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Se você trabalha fora de casa todos os dias, em um escritório, consultório ou qualquer coisa do tipo, já deve ter percebido que nem sempre é tarefa fácil manter hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. O excesso de obrigações, a rotina corrida, a comodidade e a pressa acabam tornando as práticas benéficas à saúde em verdadeiras raridades. Mas a boa notícia é que isso é perfeitamente possível de mudar.

Por isso, separamos cinco dicas simples para você iniciar o processo de transição e, quem sabe, influenciar o escritório todo!

1 – Alimentação: com a usual falta de tempo com a qual lidamos no trabalho, é tentadora a vontade de comer qualquer coisa e rapidamente voltar ao trabalho, não é mesmo? Bem, se você tem feito isso, é preciso repensar e substituir. Estipule horários certos para se alimentar (de três em três horas, de preferência) e escolha com cuidado os alimentos. Traga frutas e alimentos integrais de casa e nunca pule refeições.

2 – Vá de escadas: o local onde você trabalha possui elevador? Ótimo. Mas que tal utilizar as escadas? Ao fazê-lo, você coloca o seu corpo em movimento, queima calorias e auxilia na capacidade cardiorrespiratória.

3 – Postura: Nada de se esparramar na cadeira ou se inclinar muito para frente e formar uma corcunda. Ao fazer isso, você sobrecarrega a sua coluna, que começará a doer. Para evitar os malefícios da má postura, sente-se alinhado com o eixo da cadeira e deixe a sua coluna reta com referência ao monitor do PC ou notebook e à mesa.

4 – O cansaço e, às vezes, o sono nos fazem recorrer a um dos amigos mais queridos no ambiente de trabalho: o café. Porém, não exagere, pois entre os efeitos da iguaria, encontramos a insônia e a gastrite, por exemplo. O ideal, portanto, é tomar 250mg por dia (três xícaras).

5 – Pausas: elas são mais do que necessárias durante o dia. Além de nos ajudarem a pensar melhor, elas combatem o desgaste que realizar uma mesma atividade por muitas horas pode provocar. Levante-se a cada duas horas por cerca de dez minutos e converse, dê uma volta, beba água, etc.