Cinco fatos curiosos sobre a gestação

gravidaO período de gravidez é um momento de dedicação, superação e, por vezes, desconfortos, mas também é cheio de alegrias e curiosidades. Separamos alguns fatos que talvez você não soubesse que existiam. Vamos lá?

Papai grávido

Você sabia que é comum os futuros papais sentirem os mesmos sintomas que as futuras mamães? Sim, muitos deles têm enjoo, desejos de comer muito, dores nas costas e até cansaço.

Pele brilhante

Sim, a mulher fica com a pele mais bonita durante a gravidez. Sabe por quê? Bom, é que a quantidade no sangue aumenta cerca de 50% e isso transparece na pele. Além disso, os hormônios femininos aumentam, o que ativa as glândulas de óleo.

Gestações longas

Você já deve ter ouvido falar sobre nascimentos pré-maturos, não? Pois saiba que existem também aqueles longos. O bebê, acostumado com o quentinho da barriga, acaba ficando por mais tempo do que o normal. A gestão mais longa durou 375 dias, ou um ano e 10 dias.

Leia mais sobre mamãe e bebê

Gravidas com melhor olfato

Você sabia que as grávidas sentem melhor o cheiro das coisas? Sim. Isso ocorre, de acordo com alguns pesquisadores, porque elas buscam, inconscientemente, descobrir se algum alimento tem agrotóxico e pode afetar a saúde de seu bebê. É a “mãe leoa” e protetora dando as caras.

Nem sempre se engorda

É normal que se coma por dois durante a gestação. Mas nem sempre a mamãe engorda. Isso depende mais do organismo do que da dieta que faz. Por isso, não se preocupe tanto com isso. Coma a quantidade ideal, recomendada pelo médico. Do resto, o corpo cuida.