Dia dos avós

clinipam-plano-de-saude-dia-dos-avos
Existem pessoas em nossas vidas que dispensam quaisquer tipos de apresentações, pois a verdade é que nenhuma delas faria jus a tudo aquilo que elas representam. Ainda sim, não podemos deixar de dizer o quão incríveis, carinhosos, doces e gentis são nossos queridos avós. Pessoas que, sem dúvida alguma, nos influenciam e ajudam a nos moldar ao longo do tempo.

Dia do Hospital

clinipam-plano-de-saude-dia-do-hospital
Comemorado no dia 2 de julho, o Dia do Hospital tem como finalidade celebrar e homenagear todos os profissionais que trabalham não só neste ambiente, mas em toda a área da saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, pediatras, entre diversos outros. Por isso, também, não deixa de ser uma forma de celebrar a saúde, que só é bem cuidada e promovida por meio da presença dessas importantes figuras.

Dia Mundial do Meio Ambiente

dia_mundial_meio_ambiente

Instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, consiste em uma das datas mais importantes para o ambiente como um todo. A ocasião tem como objetivo fomentar a discussão e as ações políticas e sociais quanto à preservação do meio ambiente, que influencia diretamente no desenvolvimento social, econômico e político de um país.

Dia Mundial do Enfermeiro

clinipam-plano-de-saude-dia-mundial-enfermeiro
Hoje, dia 12, é comemorado o Dia do Enfermeiro (ou Dia Internacional da Enfermagem), instituído em 1974 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, porém, celebrado mundialmente desde 1965. O objetivo da data é atentar sobre a importância dos serviços prestados pelo enfermeiro e seu importante papel enquanto profissional de saúde.

O dia 12 de maio foi a data escolhida para a comemoração devido ao nascimento de Florence Nightingale, que é considerada uma das figuras mais importantes da enfermagem, chamada de “mãe” da enfermagem moderna. Ela é a fundadora da primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, que foi construída na Inglaterra, em 1860.

Dia Mundial do Hemofílico

clinipam-plano-de-saude-dia-mundial-hemofilico
Em homenagem ao fundador da Federação Mundial da Hemofilia, Frank Schnabel, que nasceu no dia 17 de abril, o Dia Mundial do Hemofílico é celebrado hoje. A data serve como alerta acerca de tudo o que envolve a doença, desde os sintomas até as consequências. E, para te deixar por dentro, nós lhe explicaremos um pouco mais sobre a condição no post de hoje.

A hemofilia caracteriza-se por meio de uma desordem (distúrbio) na coagulação do sangue, que causa sangramento excessivo quando o indivíduo que tem a doença se machuca. É uma condição genético-hereditária e esmagadoramente encontrada nos homens. As mulheres, no entanto, também podem ser portadoras da anomalia que, todavia, se manifestará apenas nos filhos do sexo masculino que elas venham a ter.

Dia mundial do Combate ao Câncer

Leucemia infantil cada vez mais perto da cura
O Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado no dia 8 de abril, tem como objetivo discutir a prevenção e as formas de tratamento da doença. A data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS),

Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, ficando atrás apenas das enfermidades cardiovasculares. E, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 580 mil novos casos da doença devem aparecer no ano de 2014 no Brasil, sendo 182 mil deles diagnósticos de câncer de pele não-melanoma, que é o câncer mais recorrente.

Dia Mundial da Saúde

clinipam-plano-de-saude-dia-mundial-saude
De acordo com os conceitos estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é mais do que estar simplesmente livre de doenças. Ela consiste em um conjunto de fatores que envolvem bem-estar físico, mental e social. E, para que nos lembremos disso, a organização criou, ainda em 1948, o Dia Mundial da Saúde, que é celebrado no dia 7 deste mês.

E, em referência a esta importante data, nós, da Clinipam, atentamos você, prezado leitor, para os principais cuidados necessários com a sua saúde. São eles: boa higienização, alimentação saudável, realização de atividades físicas, exames preventivos e informações sobre doenças.

Dia Mundial da Luta contra o Câncer

facebook
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é a segunda causa de morte mais incidente no Brasil, ficando apenas atrás de doenças do coração. Para que população e autoridades atentem-se a este mal, portanto, foi instituído em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial da Luta contra o Câncer no dia 4 de fevereiro.

A data tem como objetivo demonstrar que ser diagnosticado com câncer não significa, de forma alguma, o fim. Aliás, muito pelo contrário. Apesar deste mal ter crescido de forma alarmante por todo o mundo, atingindo 12,7 milhões de pessoas por ano, medidas e estratégias de tratamento e prevenção tem sido desenvolvidas e se mostrado cada vez mais eficazes no combate a esta doença que, atualmente, provoca cerca de oito milhões de mortes por ano.

Entenda por que espirramos

clinipam-plano-de-saude-porque-espirramos
Alguns são escandalosos, outros quase imperceptíveis. Alguns são barulhentos, outros são baixinhos. Cada um faz de um jeito. E, independentemente de como você faça, ele é uma realidade na vida de todos. Sim, estamos falando do espirro. Você sabe por que isso acontece? Nós te contamos.

É bem simples, na verdade. O espirro nada mais é do que a forma que o corpo encontrou de nos livrarmos de pequenas sujeiras que irritam o interior do nariz ou dos pulmões. É um jato de ar que é empurrado pelo nariz e pela boca levando consigo tudo o que está em seu caminho. Ou seja, impurezas e sujeiras.

Dia Internacional da Hanseniano

dia hanseniano
Na última sexta-feira, dia 24, atentamo-nos para uma doença que, infelizmente, ainda causa certo receio e preconceito por parte de muitas pessoas: a Hanseníase. Para desmitificar alguns pensamentos e visões errôneas sobre o assunto, portanto, o post de hoje explicará o que é a doença, suas causas e que, sim, há tratamento contra este mal.

Também conhecida como lepra, por alguns, a Hanseníase é um doença infecciosa que atinge a pele e os nervos, causando manchas avermelhadas ou brancas, caroços e placas, perda de sensibilidade, fisgadas, dormências nas extremidades, formigamento e dores nos nervos do braço, pernas e pés.

É causada pela bactéria Mycobactrrium Leprae, que é transmitida de pessoa para pessoa por meio do ar (eliminação de germes por parte do portador e inalação do outro indivíduo) e contato direto (é necessário ser um contato prolongado). A maioria das pessoas, entretanto, acaba não manifestando a doença e a elimina por meio de suas defesas imunológicas.