Como cuidar da saúde do rim

clinipam-plano-de-saude-como-cuidar-rim
Como bem sabemos, todo ser humano possui dois rins, que estão localizados na região lombar, acima da cintura, nos dois lados da coluna vertebral. Mas você conhece as funções que eles exercem e os motivos pelos quais devemos mantê-los saudáveis? Pois bem, nós contamos para você.

Dentre as funções que o rim apresenta, as principais são a eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo por meio da filtração do sangue e a produção de hormônios que previnem o risco de problemas como a anemia e descalcificação dos ossos. Porém, além disso, os rins também controlam a quantidade de água e sal que circula pelo corpo, auxiliam no controle da hipertensão arterial e eliminam medicamentos e outras substâncias que possam fazer mal ao corpo.

Mas, por exercerem tantas funções essenciais, os órgãos estão expostos a diversos problemas, que se não forem prevenidos, podem prejudicar a sua saúde de forma significativa. Dentre os principais problemas relacionados aos rins, podemos citar a hipertensão arterial, a diabetes, cálculos, infecções e inflamações.

Portanto, para certificar-se de que seus rins vão bem, realize exames simples de urina e um outro procedimento que dosa a creatina no sangue. Manter-se no peso adequado, alimentação equilibrada, não exagerar no álcool, deixar o cigarro de lado e consumir muita água também são dicas preciosas para manter a saúde dos rins em dia. E, visto todas as funções que eles desempenham, vale a pena fazer todos esses esforços. Concordam?