Como declarar plano de saúde no imposto de renda

Como declarar plano de saúde no imposto de renda

Hoje o blog da Clinipam vai explicar como declarar plano de saúde no imposto de renda.

Os planos de saúde devem ser informados na ficha “Pagamento e Doações Efetuadas”, item “26 – Planos de Saúde no Brasil“. Na hora de declarar, é necessário especificar o CNPJ da empresa de saúde e o gasto total feito no ano fiscal.

Na hora de colocar o plano de saúde no imposto de renda, é preciso também prestar atenção em dois itens: valor pago e parcela não dedutível. O valor pago é o que foi gasto durante o ano anterior. E o valor dedutível é a quantidade reembolsada pela operadora – neste caso, o contribuinte ganha desconto.

No caso de filhos que dividem o valor do plano de saúde dos pais, é necessário conversar e decidir quem vai declarar isso no imposto de renda. Isso porque um CPF só pode ser usado em uma declaração. Os pais, no entanto, só devem constar no documento se receberam até 19.645,32 reais.

Os comprovantes dos planos de saúde no imposto de renda devem ter nome, endereço, CPF e CNPJ. Caso não seja possível adquirir todos os comprovantes, pode-se usar um cheque nominativo como comprovante.

Se você é cliente Clinipam, pode baixar seu relatório de imposto de renda direto em nosso site, na área do cliente, em “relatórios e consultas”. É preciso estar com o código de carteirinha e a data de nascimento.

 Veja também: Casos de dengue triplicam, afirma Oxford