Como economizar água?

economiaagua

A falta de chuvas, aliada às altas temperaturas do verão e às falhas humanas – tanto de gestão de recursos hídricos como de consumo em excesso – têm gerado falta de água no Brasil. O estado de São Paulo, por exemplo, vêm passando por uma crise, estampada diariamente em todos os jornais do país. Os problemas, agora, chegaram inclusive à grande Florianópolis, em Santa Catarina.

A Clinipam, preocupada com o desperdício de água, lista abaixo dicas simples sobre como economizar água.

Torneira fechada

Uma torneira aberta faz escorrer 20 litros de água por minuto, segundo a Sanepar. Por isso, quando for lavar a louça ou escovar seus dentes, deixe-a fechada.

Banho rápido

Durante um banho de cinco minutos, cerca de 70 litros de água vão pelo ralo, literalmente. Para economizar, recomenda-se tomar banhos rápidos ou se ensaboar com o chuveiro desligado.

Carro com balde

Na hora de lavar o carro, opte por usar baldes, e não mangueiras. De acordo com a Sanepar, isso pode gerar uma economia de 300 litros de água.

Lavar roupa

Não fique lavando roupas todos os dias. Junte várias peças e lave tudo de uma vez. Além de otimizar seu tempo, essa ação faz com que o gasto de água diminua.

Vazamentos

Os vazamentos são “ladrões de água”. Por isso, verifique com frequência se há vazamento. Para saber se há no vaso sanitário, por exemplo, basta jogar um pouco de borra de café no fundo. Se a borra continuar lá, não tem vazamento. Se houver movimentação, há problema.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma pessoa precisa de apenas 110 litros de água por dia para atender questões de consumo e necessidade. O brasileiro, no entanto, chega a usar 200 litros por dia.