Como evitar o câncer de pele

clinipam-plano-de-saude-cancer-de-pele
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é o que mais apresenta incidência de casos em todo o mundo. Geralmente, ele é causado pela exposição excessiva ao sol e pela ação dos raios UBV e UVA. E, diferente do que muitos pensam, pode surgir em pessoas de todos os tipos de pele, apesar de ainda ser mais frequente em indivíduos de fototipo I e II (pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros).

A pior parte é que, infelizmente, os casos de câncer de pele só tendem a aumentar, uma vez que a presença dos raios ultravioleta está cada vez maior e mais agressiva em todo o planeta. Por isso, separamos algumas dicas que a Sociedade Brasileira de Dermatologia reuniu para que você se prevenir da melhor forma possível.

1 – Em dias de sol, use chapéus, bonés e outros acessórios que possam lhe proteger dos raios solares. Aliás, evite tais raios e tente permanecer em locais com sombra entre as 10h e 16h.

2 – Quando for à praia ou à piscina, leve barracas feitas de algodão ou lona, pois elas anulam cerca de 50% da ação dos raios UV.

3 – Faça autoexames e cheque a sua pele com frequência. Procure por manchas ou pintas suspeitas.

4 – Consulte um dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano.

5 – Talvez a dica mais importante de todas: utilize protetor solar diariamente. Nada de deixá-lo apenas para os momentos de diversão e lazer. E não se esqueça de procurar por um produto que iniba a ação de ambos os raios, UVB e UVA. Reaplique o produto a cada duas horas.