Como fazer os primeiros socorros em acidentes de trânsito

Ao prestar os primeiros socorros, você pode salvar uma vida. Veja lista abaixo de como se portar perante acidentes automobilísticos.

Em caso de acidentes automobilísticos, a primeira atitude que você deve ter é deixar o local seguro. É muito comum que, durante os primeiros socorros, ocorra outro acidente por falta de sinalização. Para evitar isso, sinalize o espaço, seja com o veículo, triângulo de segurança, galhos de árvore ou outros objetos que possam chamar a atenção de outros motoristas.

Depois que o local foi sinalizado, ligue para a emergência, no telefone 192. Procure passar para o atendente todas as informações sobre o acidente, como “quantidade de vítimas”; “estado das vítimas”; “local exato do acidente”; “como o acidente ocorreu” e todas as informações que possam ajudar no atendimento. Quanto mais dados você passar, mais chances existem para que as vítimas sejam salvas.

Procure não remover as vítimas, principalmente as que estão inconscientes, com traumatismo craniano, dor no pescoço ou as que estão envolvidas em grave acidente. Qualquer movimento brusco pode comprometer a saúde. Enquanto o resgate não chega, a melhor ajuda que você pode dar é tentar acalmar as vítimas. Converse, caso elas estejam conscientes.