Como planejar uma gravidez saudável?

gravidez

Ter um filho é um dos momentos mais felizes na vida de um casal. Mas, antes de realizar esse sonho, é preciso planejar a gravidez.

Casal

O primeiro passo para planejar uma gravidez é a conversa. Deve existir diálogo entre o casal. Ambos querem ter um filho? A relação está estruturada emocionalmente? Uma criança precisa viver em um local harmonioso e cheio de paz, pois isso é positivo para a sua formação como pessoa.

Financeiro

O segundo passo para se planejar a chegada de um bebê tem a ver com o bolso. Quem tem uma criança sabe que os gastos financeiros são altos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (Invent), o valor gasto com um filho até os 23 anos é de R$ 2 milhões. Por isso, na hora de planejar a gravidez, é essencial pensar nesse quesito.

Vida profissional

É preciso, também, levar em consideração a questão profissional. Será possível conciliar a vida de pai ou mãe e o trabalho? Se ambos chegarem à conclusão de que não há problema, então tudo bem.

Médico

Durante o planejamento da gravidez, é muito importante pensar na saúde. O casal precisa decidir em conjunto se a gestação será acompanhada por um médico particular ou pelo Sistema Único de Saúde.

Alimentação

Recomenda-se que as mulheres que desejam engravidar mantenham uma alimentação balanceada para que não ganhem muita gordura, pois esta pode oferecer problemas no momento do parto. Uma dieta rica em proteínas, ferro e cálcio também é recomendada, pois auxilia na prevenção de doenças que podem afetar o feto.

 Veja também: A importância do acompanhamento médico durante a gravidez