Como saber se estou com mau hálito?

Como saber se estou com mau hálito?

Dificilmente uma pessoa com mau hálito vai saber que tem o problema. Quando o odor é constante, o nariz se acostuma com o cheiro e não consegue identificá-lo. Por isso, para responder a pergunta “como saber se estou com mau hálito?”, não adianta apenas fazer uma concha com a mão e assoprar dentro. Dessa forma, o único cheiro que você vai sentir é o da própria mão.

Bom, existem algumas maneiras de identificar se você está com mau hálito. Algumas são comprovadas cientificamente e outras não. Porém, em certas ocasiões, elas podem dar uma ajudinha.  Leia aqui no blog da Clinipam, seu portal de saúde.

Se você desconfia que está com mau hálito, a primeira dica é ir a um profissional. Como, segundo a literatura, 90 a 95% dos casos de halitose são causados no ambiente bucal, o mais adequado é procurar um cirurgião-dentista. No consultório, ele vai fazer diversos exames para identificar a razão do problema.

No consultório, o médico vai ouvir o paciente (anamnese) e fazer alguns exames.  Depois, ele vai fazer um teste organoléptico, que é basicamente sentir o hálito a uma distância de 30 cm. Após isso, é constatada a quantidade  e a qualidade da saliva, em um exame chamado sialometria. Para descobrir as causas do mau hálito, o médico também vai examinar gengivas e a língua. Existem dois aparelhos – halimeter e oral chroma – que também são usados.

Amigo, eu estou com mau hálito?

Outra opção para descobrir se você está com mau hálito é perguntando a alguma pessoa próxima – melhor amigo, esposo (a) ou até um familiar. Para garantir, pergunte para pelo menos duas pessoas do seu convívio.

Lambida de mão, gaze na língua e fio dental

Outra forma de descobrir é lamber a parte de trás da sua mão, esperar secar por 30 segundos e depois cheirar. Essa dica não é comprovada cientificamente, mas pode ajudar em momentos em que não existe outra possibilidade.

Pegar uma gaze, passar no fundo da língua, esperar um minuto e cheirar também pode mostrar se há halitose ou não.  Já com o fio dental, basta você passá-lo entre os dentes, espera um pouquinho e cheirá-lo. Se tiver com certo odor, pode ser que em sua boca exista um ponto de halitose.

Causas do mau hálito

“Tudo que altera a produção da saliva gera halitose, e quando ingerimos pouca água, as glândulas salivares ficam preguiçosas e não produzem a saliva adequada”, disse Ana Kolbe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca, ao portal Terra.

Grau de mau hálito

Existem graus de mau hálito – de 0 a 4. 0 é a ausência de odor. 1 é o cheiro natural da boca. 2 é a halitose de intimidade (cheiro que se sente a 15cm de distância). 3 é a halitose do interlocutor (você consegue sentir o cheiro a 30 cm de distância). 4 é chamado de halitose social, quando o odor é sentido a distância de um metro – aqui o problema já é considerado social.

Se você acha que está com mau hálito, a Clinipam sugere o seguinte: procure um profissional. É ele quem vai poder dar o diagnóstico preciso.

Clinipam, mais saúde para você!

Veja também: Como se prevenir da gripe