Como saber se estou com pressão alta?

pressaoalta

Para saber se você está com pressão alta, conhecida como “doença silenciosa” — pois não apresenta sintomas visíveis – é preciso medi-la com regularidade em unidades de saúde.  Números acima de 14 por 9 já são considerados hipertensão (outro nome que se dá à este estado de saúde).

É possível, também, medir a pressão em casa. Basta utilizar um aparelho para medir a pressão arterial. Eles custam, em média, R$100. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) alerta, no entanto, que eles precisam ser validados e calibrados pelo menos uma vez por ano.

Para usar o aparelho, sente-se em um lugar calmo e apoie o braço no qual será medida a pressão em cima de uma mesa. Costas devem estar retas e os pés no chão. Pegue o aparelho e coloque no braço que está sobre a mesa. Pronto!

Em estágios mais graves, os sintomas da pressão alta são dor de cabeça e tontura. Pessoas com a enfermidade podem comprometer os vasos vasculares, tanto os cerebrais como os cardíacos. Isso porque eles ficam estreitos e o coração precisa fazer mais esforço para bombear o sangue.

Os vasos estreitos, conhecidos como vasoconstrição, também diminuem o fluxo de sangue para o cérebro.

Um quarto dos brasileiros tem pressão alta

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita pelo Ministério da Saúde em 2012, 24,3% da população tem hipertensão arterial, contra 22,5% em 2006.

Causas da pressão alta

Uma das principais causas da hipertensão é a hereditariedade. Quem tem pai ou mãe com a doença tem 30% de chances a mais de desenvolver a doença. Já se ambos a têm, a possibilidade sobe para 50%. Mas outros fatores também contribuem para o surgimento da pressão alta.

A alimentação pobre, somado ao excesso de sal, é um dos fatores que podem gerar pressão.  O sal aumenta a retenção de água pelo organismo, o que eleva a pressão nas paredes das artérias.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos consumir apenas 500 mg de sal por dia (½ colher de café).

O sedentarismo também é um fator que colabora com o surgimento da pressão alta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade dos brasileiros com mais de 18 anos não pratica exercícios físicos.

Cigarro e excesso de bebida entram na lista de vilões que podem causar a doença.

Tratamento para pressão alta

O tratamento da pressão alta é feito com o uso de medicação. Para o efeito ser melhor, é preciso, também, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e deixar hábitos ruins, como o cigarro e a bebida.

Veja também: Dia de Combate à hipertensão