Como se desenvolve a gastrite

clinipam-plano-de-saude-gastrite
A gastrite nada mais é do que uma inflamação do epitélio estomacal (revestimento do estômago). É causada, geralmente, pela ingestão excessiva de álcool e determinados medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Ou, ainda, pode ser fruto de uma infecção no estômago, originada pela bactéria Helicobacter Pylori.

Uma das piores características da gastrite é sua “invisibilidade”. Muitas pessoas não conseguem perceber que possuem o problema, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Os sintomas mais comuns que podem ser notados, entretanto, são perda de apetite, náusea, vômito, dor na parte superior da barriga ou do abdômen e azia. Se a gastrite estiver causando sangramento na parede do estômago, os sintomas também poderão incluir fezes escuras e vômito com sangue.

A gastrite pode ser classificada de três formas: aguda, crônica e crônica atrófica. No primeiro caso, o aparecimento é súbito, a evolução é rápida e a identificação está relacionada a algum agente, como medicamentos ou alimentos. No segundo, a causa mais provável é uma infecção bacteriana e, na terceira, ocorre um ataque dos anticorpos ao revestimento mucoso do estômago.

Em relação ao tratamento, em todos os casos, consulte um médico, pois cada uma das gastrites descritas acima possuem um agente causador diferente e, portanto, tratamentos diferentes.