Como se prevenir contra a osteoporose

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Assim com os demais tecidos vivos do corpo humano, os ossos continuam a se renovar e a se modificar com o passar do tempo. E, para que isso ocorra de forma saudável, a ingestão de cálcio é essencial. Quando não há a presença desse nutriente, no entanto, e a renovação celular não se completa como o esperado, os ossos começam a enfraquecer, perder massa e a se tornam porosos. A isso, damos o nome de osteoporose.

É possível, todavia, fugir deste mal e fortalecer a estrutura óssea. A primeira dica é se adaptar a uma dieta saudável, rica em cálcio e vitamina D, que impedem a perda de massa óssea e ainda beneficiam todo o resto do organismo. Manter uma rotina saudável de exercícios físicos também é imprescindível, pois manter um peso corporal saudável e fortalecer todas as estruturas do corpo, obviamente, também beneficiam os ossos. Além disso, é recomendada a moderação quanto à bebida e a exclusão do cigarro.

Dentre os alimentos ricos em cálcio, encontramos: leite desnatado, iogurte integral, cereais, brócolis, espinafre, bacalhau, manteiga, mostarda, quiabo, amêndoas, azeitona verde, chocolate, entre outros. Quanto aos exercícios físicos, dê preferência às caminhadas, corridas, musculação, dança e esportes como a dança e a escalada.

A osteoporose começa a se desenvolver por volta dos 40 anos e se potencializa depois dos 65. Porém, não precisa esperar até lá para começar a se cuidar. Previna-se para não se preocupar depois!