Como se prevenir da diabetes?

diabetsprevencao

As doenças crônicas, entre elas a diabetes, serão responsáveis por 44 milhões de mortes em 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por causa da gravidade, órgãos públicos e privados têm feito campanhas em prol da prevenção das enfermidades. Nesta semana, o foco é na diabetes. A Clinipam, que acredita no poder da informação, fez um post apontando como se prevenir da diabetes.

A primeira dica diz respeito ao peso. Deve-se perdê-lo, pois o acúmulo visceral concentrado na região abdominal é um risco e tanto para adquirir a doença. Outra forma de evitar o diabetes é o exercício físico. Recomenda-se 30 minutos de atividades diárias. O estudo Diabetes Prevention Program (DPP) cita que mudança de estilo de vida é melhor que uso de medicamentos para evitar a doença.

O estresse, segundo levantamento feito no Canadá, faz as mulheres consumirem mais alimentos gordurosos e calóricos, o que aumenta a chance de contrair a doença.  Então, evite alimentos assim. Outra pesquisa, dessa vez publicada no Congresso Internacional de Endocrinologia, realizada na Itália, mostrou que o diabetes ocorre mais em pessoas que comem rápido. Portanto, coma devagar!

De acordo com os pesquisadores de Harvard, o risco de ter diabetes tipo 2 aumenta 51% em pessoas que comem 50 gramas de carne vermelha processada por dia. No mesmo estudo, eles afirmam que se a pessoa que consome essas 50 gramas por dia as substituir por cereais integrais, os riscos diminuem 23%.

Substituir alimentos com farinha de trigo por integrais é outra alternativa de prevenção contra a diabetes. Alimentar-se com frutas, queijos e iogurte também colabora para evitar a doença, desde que não em excesso. Por fim, segundo estudo americano da Faculdade de Medicina de Mount Sinai, nos Estados Unidos, o consumo de café descafeinado é capaz de melhorar o metabolismo, reduzindo o risco de diabetes.

Veja também: Clinipam faz evento sobre diabetes