Como se prevenir da gripe no inverno

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É o tempo começar a esfriar para a sinfonia de “atchins” e “cof, cof” começar. Espirros, tosses e narizes trancados e vermelhos por todo o lado. Sim, caros leitores, a temida gripe parece inevitável com a chegada dos dias frios. Mas isso não significa que você não possa tentar evitá-la. Para tanto, separamos algumas dicas ‘quentinhas’.

A primeira delas é: certifique-se de dormir bem. E não estamos falando apenas de quantidade, mas de qualidade. Dormir cerca de sete horas reforça o sistema imunológico e mantém os vírus afastados. Sem falar que a prática auxilia na manutenção dos níveis de cortisol, que é o responsável por prevenir doenças.

Boa alimentação também é essencial para evitar a gripe. Consuma, especialmente, alimentos ricos em vitamina D, pois, sem ela, nosso organismo apresenta-se mais vulnerável e mais propenso a doenças. Você encontra a vitamina D em peixes e no leite.

E, quando falamos em boa alimentação, também nos lembramos dos exercícios físicos. E, sim, nós sabemos que se exercitar no inverno é um desafio e tanto. Mas, ao fazê-lo (pelo menos 90 minutos por semana), os mecanismos de defesa do corpo são elevados, dando um chega para lá na gripe e nos resfriados.

Além disso, não se esqueça de sempre se manter bem aquecido por meio de bebidas quentes e muitas roupas. Evite, também, se possível, lugares fechados e muito cheios que não possuam circulação de ar.