Como se prevenir da gripe

Como se prevenir da gripe

Você sabia que a gripe comum também é perigosa? Apesar da vacinação promovida pelo governo e das informações disponíveis, duas mil pessoas perdem a vida por consequência dela, segundo o Ministério da Saúde.  O índice de pacientes que morrem é de 0,5%, ante 0,16% da H1N1. Por isso, minha gente, é importante se prevenir da gripe.

A primeira dica sobre como se prevenir da gripe é a alimentação. Faça uma dieta balanceada, com peixes, carnes magras, legumes, grãos, ovos e leite. Opte por alimentos com muitas vitaminas – em especial A, C e E – minerais e antioxidantes. Essas substâncias promovem o fortalecimento do sistema imunológico (responsável por nossa defesa).

Se você mora no sul do país, a prevenção contra gripe comum deve ser mais “ferrenha” ainda.  Em estações frias do ano, como o inverno, a transmissão do vírus da gripe – influenza – tende a aumentar por causa da aglomeração de pessoas. Pense em um ônibus às 7h30 da manhã.  Muita gente, né? Se você estiver nessa situação, abra uma das janelas.

Outra dica sobre como se prevenir contra gripe envolve roupas. Agasalhe-se bem. Quando chegar o inverno abuse das luvas, casacos, pijamas por baixo da calça e toucas. Tomar chuva? Nem pensar.  O choque térmico causado pelo encontro entre seu corpo (quente) e os pingos de água (gelado) pode lhe deixar mais propenso a contrair gripe.

Vacina

Procure tomar a vacina contra a gripe antes do inverno. Os anticorpos que protegem o corpo só começam a ser liberados três semanas depois. A vacina é super confiável.

Mais dicas sobre como se prevenir da gripe

Tome muito líquido. Evite fumar ou ficar perto da fumaça (passivo). Se fizer sol, pegue seus cobertos e os deixe tomar banho de sol (isso manda os ácaros para bem longe). Caso você esteja com gripe, use papel descartável para assoar o nariz e espirrar. Além disso, lave as mãos com frequência para não disseminar o vírus.

Gostou das dicas sobre como se prevenir da gripe? Compartilhe com seus amigos!

Veja também: Epidêmia de câncer na América Latina