Como se proteger da insolação

Como se proteger da insolação

A insolação é o aumento da temperatura do organismo que ultrapassa os limites fisiológicos. Ou seja, é quando o nosso corpo superaquece, exatamente como o processador de um computador ou o motor de um carro.

Essa elevação da temperatura corporal pode ocasionar danos ao cérebro e outros órgãos vitais. Por isso mesmo, nosso corpo deve estar bem hidratado e ventilado.

Os fatores que causam insolação são: elevada temperatura ambiental, alta humidade e esforço físico exaustivo. Para se proteger da insolação, evite se expor ao Sol entre 10h e 16h, use filtro solar com fator mínimo de proteção 30, hidrate-se constantemente e use chapéus e bonés.

A insolação é um estágio avançado da exaustão pelo calor, que acomete as pessoas quando a temperatura corporal varia entre 37º C e 40º C. Nesses casos, é preciso que a pessoa seja levava apara baixo de sombras e beba muita água.

Diabéticos, crianças e idosos são mais vulneráveis à insolação, por isso devem tomar ainda mais cuidado com a exposição ao sol. Fique atento aos sintomas de insolação, que incluem vertigem, falta de ar, náusea, confusão e inconsciência.

Neste verão, cuide de si mesmo e dos seus entes queridos. Previna-se, pois a insolação, se não for cuidada e tratada, pode levar à morte.