Como surge a sensação de formigamento?

clinipam-plano-de-saude-formigamento
Uma das sensações mais estranhas que o corpo humano pode nos proporcionar é a do misterioso formigamento. É passarmos muito tempo apoiados ou deitados em cima de um membro, como o braço ou a perna, por exemplo, que ela surge. Mas a partir de agora, essa sensação não será mais misteriosa, caro leitor, pois nós lhe explicaremos por que ela ocorre.

O formigamento nada mais é do que um bloqueio na circulação arterial causado pelo excesso de tempo em uma só posição. Esse bloqueio provoca, então, a diminuição do fluxo de sangue e, consequentemente, a sensação esquisita.

Solucionar o problema é fácil, no entanto. Basta mudar de posição ou sacudir o membro que está formigando algumas vezes. Porém, apesar de na maioria das vezes ser inofensivo, o formigamento pode, em algumas situações, ser sinal de algo mais sério. Chamamos estes casos de formigamento de origem nervosa, que pode ocorrer devido a problemas mais graves de coluna e levar à redução da sensibilidade em alguns membros.

A sensação de formigamento acompanhada de dor também pode ser perigosa, pois pode indicar problemas cardiológicos. Portanto, se você tem a sentido desta forma com alguma freqüência, procure um cardiologista o quanto antes.

No mais, não precisa se preocupar, pois não há formiga alguma em seu braço, apenas o corpo dizendo para você mudar de posição.