Conheça os benefícios dos alimentos funcionais

alimentos_funcionais

Você já está cansado de ouvir que uma boa alimentação é essencial, certo? Mas será que você realmente sabe o que compõe uma boa alimentação? Ela vai além de um prato bonito e bem colorido. O conteúdo dos alimentos, neste caso, é o que realmente conta. Por isso, no post de hoje, vamos falar dos alimentos funcionais, que aliam as duas características citadas acima: conteúdo e beleza.

Os alimentos funcionais são denominados desta forma devido às suas ações diversificadas no organismo. Além de fornecer os nutrientes e substâncias necessárias para o corpo, os alimentos funcionais também possuem funções extras, como prevenir doenças, por exemplo. Dentre os principais alimentos dessa categoria, podemos citar os peixes, o azeite de oliva, iogurtes, soja, frutas vermelhas, aveia, linhaça, etc.

E esses benefícios só são possíveis porque os alimentos funcionais têm aditivos alimentares a mais do que os outros alimentos considerados ‘comuns’, como o ômega3 e as antocianinas, por exemplo. Além de serem ricos em fibras, vitaminas, minerais, entre outros nutrientes imprescindíveis ao organismo.

Estudos também revelam que a ação funcional desses alimentos pode, além de prevenir diversas doenças (principalmente as cardíacas e o câncer), combater o envelhecimento, problemas intestinais e alguns sintomas da temida menopausa.

Poderíamos listar mais alguns benefícios sobre os alimentos funcionais, mas achamos que você entendeu o recado, caro leitor.