Conheça os sintomas da labirintite

sintomas-labirintite
A labirintite é caracterizada por uma desordem (afecção) que compromete o equilíbrio e, em alguns casos, a audição. Isso porque afeta os labirintos, que estão localizados dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio. Entretanto, é chamada de labirintite de forma equivocada, pois não representa todas as complicações com as quais o labirinto pode sofrer.

Manifesta-se com mais frequência por volta dos 40 ou 50 anos de idade e pode ser causada por vírus, infecção por bactéria, lesão na cabeça, alergia ou reação a certos medicamentos. Ou, ainda, por alterações no organismo, como o aumento dos níveis de colesterol, triglicerídeos e ácido úrico, que podem interferir nas artérias, reduzindo a circulação de sangue em áreas do cérebro e do labirinto.

Dentre os principais sintomas causados por este mal, encontramos as náuseas, as vertigens, a tontura e o desequilíbrio, a ansiedade e o nistagmo (movimento involuntário dos olhos). Portanto, se alguns destes sinais aparecer ou persistir, consulte um médico o quanto antes.

É importante ressaltar também que, caso você esteja com labirintite ou queira se prevenir dela, é importante atentar-se a algumas dicas. Evite ingestão de álcool, fumo, situações de cansaço elevado, estresse e o uso de medicamentos sem prescrição.

Para diagnosticar a labirintite, é necessário realizar um exame físico e outro neurológico, pois um exame no ouvido pode não detectar o problema.