Cuidados com piercings e tatuagens

clinipam-plano-de-saude-cuidados-tatuagem-piercing
Eles podem representar determinados estilos, personalidades, memórias e ideologias, como também podem estar apenas relacionados à estética ou a motivos pessoais. Independentemente do que for, é notório o espaço que as tatuagens e piercings ganharam e continuam ganhando, principalmente entre os jovens. Porém, nem todos estão conscientes dos cuidados que essa escolha deve envolver. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar da sua tatuagem (s) ou piercing (s).

Tatuagens:

1) Limpeza: é essencial manter a tatuagem sempre limpa. Lave o local com água fria ou morna e use sabão neutro, sem esfregar a região. Apenas passe a mão por cima.

Evite água e banhos quentes, não se esquecendo de secar o local com uma toalha macia. Após a limpeza, passe uma camada fina de pomada hidratante ou antibiótica na região tatuada.

2) Evitar exposição excessiva ao sol: mantenha o local tatuado fora do alcance do sol, pois ele pode desgastar a tatuagem e deixar manchas indesejáveis na pele. Proteja-se por meio de roupas ou protetor solar.

3) Fazer curativo: durante os três ou quatro primeiros dias depois de feita a tatuagem, é importante proteger a região com curativo feito de PVC. Após esse período, o ideal é apenas passar uma pomada antibiótica, à base de Neomicina+Bacitracina, sempre com orientação médica, até que o processo de cicatrização esteja completo.

Piercings:

1) Limpeza: lave o local com sabonete antisséptico, movendo suavemente a peça até fazer espuma. Depois, use um spray antisséptico de duas a três vezes por dia.

2) Não retirar as casquinhas: durante o processo de cicatrização, procure não retirar as casquinhas, pois elas cairão sozinhas. Apenas lave com sabonete e seque bem com cotonete.

3) Dicas para cicatrização: Evite banhos de mar ou piscina e sauna nos primeiros meses. Além disso, evite ficar tocando no piercing sem necessidade.