Cuidados das mamães na praia

mames_na_praia

O Verão começa, oficialmente, no próximo dia 21, mas o calor já toma conta de grande parte do Brasil nesse final de primavera.

É chegada a hora de se preparar para curtir um pouquinho da brisa oceânica, admirar a imensidão do mar, andar pela areia fofa e molhar os pés na água salgada.

Mas as mamães gestantes devem tomar alguns cuidados especiais na hora de desfrutar das praias, especialmente na hora do banho de mar ou de piscina.

Os cuidados das mamães na praia

É importante esclarecer que as mamães podem tomar banho de água na praia durante toda a gestação, sem problemas. Mas é preferível que o façam sempre acompanhadas, já que o momento do parto se aproxima e os cuidados devem ser redobrados.

Quanto às ondas do mar, basta ter bom senso. As de leve intensidade, quando atingem a barriga, não ocasionam absolutamente nenhum problema. Já as de grande intensidade podem, em raríssimos casos, deslocar a placenta ou, até mesmo, iniciar um trabalho de parto. Uma em relação às ondas é se virar de costas quando elas chegarem perto.

Outros cuidados fazem parte da rotina de todo mundo que pretende aproveitar o mar com segurança: usar protetor solar e não pegar sol no período entre 11h e 16h, usar chapéus e se hidratar constantemente.

Além disso, voltando aos cuidados mais exclusivos das gestantes: não ficar mais de duas horas na praia ou na piscina para evitar a queda de pressão, nadar apenas em profundidades que dão pé, não permanecer muito tempo com o maiô úmido e andar sempre acompanhada.

O sol, o calor e um belo descanso à beira mar são saudáveis e fazem bem, mas apenas na medida certa e com os devidos cuidados tomados!

A futura mamãe também deve ficar atenta ao biquíni. Procure não ficar por muito tempo com ele molhado. A umidade na região íntima pode gerar infecções vaginais.

Outro cuidado que as mães precisam ter na praia é com relação à comida. Procure não se alimentar em barracas próximas e à beira da praia. Durante a gravidez, é muito importante saber a procedência da comida e ter uma dieta balanceada. Por isso, nada de frituras também, ok?

Mães também devem se preocupar com a qualidade da água no mar. Em épocas de temporada, é comum a proliferação de doenças infecciosas e isso pode afetar o bebe.

A hidratação também é um ponto a ser considerado, principalmente pelas mamães. Tome muito líquido, seja por meio da água ou pelo consumo de frutas e legumes que a tenham.

Para as futuras mamães (e também para as veteranas) e seus bebês, a Clinipam deseja um ótimo verão repleto de saúde, cuidado e bem-estar!

Veja também: Dicas para as grávidas – como dormir melhor