Cuidados na Gravidez

Cuidados na Gravidez

Você está grávida? Caso sim, vai gostar do post de hoje aqui do blog da Clinipam. Vamos falar sobre os cuidados na gravidez. E olha, são muitos.

A principal dica dos médicos é mais do que conhecida, mas vale a pena ressaltar: nada de cigarros, bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga. “Um único cigarro fumado por uma grávida é capaz de acelerar os batimentos cardíacos do feto”, afirma o cardiologista Jaqueline Sholz Issa em entrevista à revista Crescer.

Outro cuidado na gravidez que deve ser prioridade é a alimentação. Deve-se ter uma dieta rica em alimentos saudáveis que supram as necessidades tanto da mulher como da criança. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia recomenda proteínas, ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, grãos, cereais e fibras.

O ideal é se alimentar a cada três horas, levando em consideração uma dieta estipulada por um profissional de saúde. O Institute of Medicine (IOM) recomenda que o ganho de peso da mulher deve ser de acordo com o Índice de Massa Corporal. Para medir, basta dividir o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. No geral, engorda-se de 9 a 13 quilos, de acordo com a médica Mônica Blattnner Cameri.

A mulher grávida precisa ser assistida por um médico, já que durante os 9 meses vai ter enjoos fortes, desconforto, dores nas costas, inchaço, ansiedade e diversos outros sintomas. O pré-natal, acompanhamento de todo o período, é imprescindível.  Com ele, exames de glicemia, anti-HIV, de toxosplasmose, rubéola, hepatite B, urina e ultrassonografia são feitos.

Entre as recomendações dos cuidados na gravidez está também a prática de exercícios físicos. Mas nada de musculação pesada ou excesso de movimentos aeróbicos, ok? O ideal é um treino, desenvolvido por um profissional de saúde.

Compartilhe os cuidados na gravidez!

Veja também: Pesquisa diz que TPM não existe. Você concorda?