Cuidados na hora da leitura

Cuidados na hora da leitura

O inverno é uma época bem propícia à leitura, mas será que você está atento à sua postura? Ficar numa mesma posição por muito tempo pode ser prejudicial à saúde e, principalmente, aos músculos do pescoço, já que acelera o processo de degeneração da coluna cervical.

Segundo o ortopedista Aldemar Rios, a coluna cervical é responsável por mais de 600 movimentos por dia, além de sustentar o peso da cabeça, que gira em torno de seis quilos. Portanto, o excesso das flexões do pescoço pode contribuir para a geração de problemas nos discos intervertebrais.

Para evitar incômodos e dores, a principal dica é mudar constantemente de posição durante a leitura. Fazer pausas e alongar os músculos da região cervical também é importante para manter o corpo relaxado e livre de problemas futuros, já que a região do pescoço é a parte mais sensível da coluna.

E atenção! Se as dores persistirem, mesmo quando não se está lendo, é bom ficar alerta, pois elas podem indicar problemas mais sérios, como infecções, doenças psicossomáticas e até tumores.

Aproveite as dicas e curta os dias frios com uma leitura agradável. Procure ou crie um ambiente aconchegante, sem barulhos e, claro, confortável. E não fique preso somente aos Best Sellers, procure livros ou assuntos de seu interesse e boa leitura.

Clinipam, mais saúde para você