Curiosidades Gravidez

A gravidez é uma fase cheia de descobertas e curiosidades que facilmente podem nos surpreender. Confira algumas características bastante comuns:

1) As contrações não terminam após o parto. É comum que durante alguns dias a mulher volte a sentir dores. Isso acontece porque a área onde a placenta esteve presa precisa ser cicatrizada. Essa dor será sentida principalmente durante a amamentação, devido ao estímulo dos mamilos causarem contrações uterinas. Apesar de doloroso, isso ajuda a mulher a se curar mais rápido.

2) Dentro do útero os bebês são capazes de fazer coisas surpreendentes, como chupar os dedos, soluçar, bocejar, girar sobre si e até mesmo sonhar.

3) Os odores são percebidos de maneira muito mais intensa pelas grávidas, pois a circulação sanguínea fica mais intensa. Isso explica a sensação de enjoo com determinadas comidas e perfumes e é tido como um mecanismo de defesa.

4) Estresse excessivo da mãe na gravidez ou experiências muito intensas podem prejudicar o bebê, que pode ter déficit de atenção, inquietude ou ansiedade.

5) É comum vazar um líquido amarelado dos seios durante a gravidez chamado colostro. Ele é o primeiro “leite” que as mamas produzem antes do leite materno em si.