Curiosidades sobre o coração humano

coracaoO coração, visto como símbolo do amor – apesar desse sentimento estar relacionado ao cérebro – é um dos órgãos mais importantes, e curiosos, do corpo humano. Hoje o blog da Clinipam separou algumas curiosidades sobre ele, que é responsável por “bombear” o oxigênio e os nutrientes para o organismo.

O coração humano é o primeiro órgão a se formar, ainda no ventre materno. O coração de um recém-nascido bate 120 vezes por minuto. Já quando estamos adultos, a quantidade de batidas varia de 72 a 80 por minuto.

Por ano, o coração bate por volta de 40 milhões de vezes. A energia gerada por dia faria um caminhão rodar por 30 quilômetros.

O peso do coração varia de 250 a 400 gramas. Geralmente nos homens ele é maior, justamente por causa da estrutura física masculina. Mas, para compensar, o das mulheres e mais rápido (são cerca de 8 batidas a mais por minuto).

A cada 60 segundos o coração lança 5 litros de sangue no corpo; em uma hora isso dá o total de 400 litros.

As doenças cardiovasculares (relacionadas ao coração) são responsáveis por 30% das mortes registradas em um ano no Brasil. Para manter o coração saudável e fugir dessas estatísticas, é preciso cuidar muito bem do órgão. Como? Com exercícios físicos diários e uma boa alimentação.