Dente siso nascendo. E agora?

Dente siso nascendo. E agora?

Dor, dor e dor. Siso é sinônimo de incômodo. É ruim para falar, comer e até tocar no rosto. Mas, afinal, por que o siso demora tanto para nascer? Quais os sintomas? Nós devemos retirá-lo? Hoje, aqui no blog da Clinipam, vamos tirar algumas dúvidas sobre este dente, conhecido como o terceiro molar.

Os sintomas do nascimento do siso são fáceis de identificar. Primeiro, a pessoa sente um desconforto na mandíbula e nos ossos do maxilar. Geralmente também há dor na gengiva, já que o novo dente precisa abrir espaço para crescer. O siso nasce entre os 15 e 20 anos de idade. Mas não é raro que ele nasça lá pelos 25 anos.

Ok, mas por que o siso demora tanto tempo para nascer? É que quando somos criança não há espaço na boca. Todos os nossos dentes nascem gradativamente. Algumas pessoas, porém, não têm o siso (que sorte, né?). Alguns especialistas dizem que é uma evolução (nossa alimentação mudou e, por isso, já não é mais necessário ter o siso) e outros afirmam que o motivo é a falta de espaço na boca.

É necessário extrair o siso?

Depende. Se ele estiver incomodando, é ideal tirar. Independente disso, é importantíssimo ter acompanhamento de um dentista, ok? Mesmo que ele não nasça, ele está sujeito às cáries. Isso geralmente ocorre quando a gengiva inflama.

Gostou das dicas sobre o siso nascendo? Então compartilha!

 Veja também: Como saber se estou com mau hálito?