Depressão é a doença mais frequente na adolescência, diz OMS

depressaoApós recolher dados e números em 109 países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) produziu um relatório que revela os principais problemas de saúde dos adolescentes. Foi a primeira vez na história da organização que um estudo completo do gênero foi produzido e, de acordo com a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS, a pesquisa é de suma importância, pois “o mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes”, declarou em entrevista ao G1.

De acordo a pesquisa, as três principais causas de morte entre jovens de 10 a 19 anos são os acidentes de trânsito, a AIDS e o suicídio. E estima-se que, no ano de 2012, 1,3 milhão de indivíduos com essa faixa etária tenham morrido no mundo devido a esses três fatores.

Já a doença que mais aparece entre os adolescentes é a depressão. Isso devido ao estresse, a preocupação, o ritmo corrido e a falta de inserção social que muitos dos jovens precisam lidar já numa idade relativamente baixa. E a depressão também leva a uma das principais causas de morte entre adolescentes citada anteriormente, que é o suicídio.

Leia mais sobre ciência e pesquisa

Além disso, o relatório também mostra que muitos problemas de saúde e bem-estar nessa faixa de idade estão ligados ao cigarro, ao álcool, ao uso de drogas, aos transtornos mentais, à má alimentação, à violência e à sexualidade. E, para completar, o documenta também ressalta que ao menos um jovem entre quatro não pratica quaisquer tipos de exercícios físicos, o que leva a obesidade.