Descubra como surgem as olheiras

clinipam-plano-de-saude-olheiras
Tentamos escondê-las com óculos escuros, maquiagem e outros recursos, mas, eventualmente, elas acabam se tornando visíveis. É, parece que escapar das olheiras é inevitável. Em algum ponto da vida, elas aparecem e, para alguns, representam um incomodo estético grande. Mas a questão que o post de hoje levanta é: você sabe por que surgem as olheiras? Bem, nós te explicamos.

A pele localizada abaixo dos olhos, onde se formam as olheiras, é extremamente fina e sensível. Por isso, quando ocorre a dilatação dos vasos sangúineos naquela região, a exposição dos mesmos é muito maior, caracterizando as olheiras.

Geralmente, essa dilatação é causada pelo cansaço. Porém, fatores como o estresse, noites sem dormir e fatores genéticos também podem contribuir para o aparecimento das marcas roxas. É comum tanto em mulheres quanto homens e também está relacionada ao acúmulo de melanina na região dos olhos.

Mas se você tem sofrido com o problema, não se desespere. Existem meios de controlá-lo, como explica o dermatologista Paulo Freire em entrevista ao Terra. De acordo com ele, uma noite bem dormida pode auxiliar e muito na redução das olheiras. “Compressas de água fria locais podem ajudar a amenizar o problema. Compressas geladas de chá de camomila também ajudam a melhorar o aspecto das marcas”, completa.