Dia da Imunização

clinipam-plano-de-saude-dia-da-imunizacao
Devido aos fatores que a vida moderna, industrializada e veloz adotada pela sociedade atual trouxe consigo, estamos, infelizmente, cada vez mais expostos a problemas de saúde. Alguns deles são novos; outros, nem tanto. Porém, com o aumento dos riscos de males para a saúde, também houve o aumento nas formas de prevenção, que se tornou uma ação imprescindível em qualquer fase da vida.

Por isso, é comemorado no dia 9 de junho o Dia Nacional da Imunização, que tem como objetivo alertar e orientar a população brasileira acerca das diversas formas de prevenção contra diferentes doenças. Além disso, a data também ressalta os avanços conquistados na saúde nos últimos tempos.

Um dos meios mais eficazes, procurados e recomendados de imunização é a vacinação, que se constitui como um aliado crucial na luta contra várias doenças. A erradicação da varíola, da poliomielite e o controle da rubéola e do sarampo, por exemplo, só foram possíveis por meio dela. Problemas como a meningite, pneumonia, gripe, diarreias e algumas infecções também podem ser prevenidos e combatidos com a ação das vacinas.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização é o principal responsável pela orientação quanto às formas de prevenção e pela produção e inclusão de vacinas. Portanto, independentemente da sua idade, fique atento e previna-se.